Hoje quase comprei este carro! Nem vai acreditar no azar que tive!
Dan Monteiro
Digital Marketing Specialist
Eu sei, pode mesmo parecer que sou um gabarolas! Não há problema, eu assumo que estou a meter-me a jeito para que pense exactamente isso. Afinal, um tipo que afirma publicamente que hoje quase comprou um carro de quase meio milhão de euros, não pode esperar que desse lado exista a expressão: “oh…que humilde! Adoro!” Mas tenho várias coisas para escrever em minha defesa.
Gosto do carro. Ponto final.
Trabalho imenso, eu é que sei o que faço com o meu dinheiro.
Era uma excelente oportunidade de negócio.
Tive sorte
Tive também um pequeno azar
E para as pessoas que continuam a bater na tecla do “Que gabarolas, só para dizer que pode comprar um Ferrari!”… fiquem desde já a saber que até nem sou fã da marca. Gosto muito mais deste, por exemplo! Um bom old school Mustang!
Mas se era um bom negócio, então o Ferrari seria a escolha! Queria lá saber!
Eu vou contar o que se passou.E sim, não vou demorar muito! E sim, também sei que está a pensar “isto é um blog de marketing digital, porque raio quero eu saber dos carros que este gabarola quase compra?!”
Calma! Então foi assim:
Estava eu tranquilamente a abastecer o meu carro (com aqueles típicos 10€ de gasóleo simples) e ao meu lado pára o Ferrari que quase comprei!
“Olha, também deve vir meter 10 euritos de sem chumbo 95” pensei eu! Mal sabia que o meu pensamento sarcástico estava quase perto da realidade.
De dentro do carro sai um senhor, com cerca de 60 anos e uma aparência de gentleman. Como eu não parava de olhar para o carro, o senhor dirigiu-se na minha direcção, com um ar pouco amigável. “pronto, vai haver porcaria!” pensei imediatamente.
Educadamente, o senhor perguntou-me se eu gostava do carro! “Claro!” respondi eu! “É de sonho!”
De imediato ouvi algo que me deixou intrigado: “ENTÃO, HOJE É O DIA DE MAIOR AZAR DA MINHA VIDA E O DIA DE MAIOR SORTE DA SUA RAPAZ”
O que quer dizer com isso cavalheiro? Perguntei.
Com um ar abatido, mas ainda assim de voz firme, cabeça erguida e de olhos a brilhar disse-me:
“Se não pagar dentro de 5 minutos uma dívida de 2 milhões de euros, em dinheiro, fico sem nada. As propriedades, a colecção de carros, tudo. Dentro do carro está o agente de execução. Nesta mala, faltam 10€ para completar os 2 milhões de euros. Restam-nos 3 minutos e eu vendo-lhe o carro por esses 10€. Tem de ser AGORA senão será tarde demais para ambos!”
Então percebi de imediato a frase. O dia de maior azar do senhor e o dia de maior sorte para mim. OK fazia todo o sentido.
ERA MESMO O MEU DIA DE SORTE!!
Restavam cerca de 70 segundos para terminar o tempo! Na carteira, tinha 5€ em moedas e os cartões! O Multibanco da área de serviço estava sem dinheiro e tinha acabado de fazer pré pagamento do gasóleo com a nota de 10€ que tinha!
Entretanto, a senhora que estava atrás de mim à espera para abastecer, esticou uma nota de 10€, a 10 segundos de terminar o prazo (irónico não é?!) e ficou com o carro. FICOU COM O CARRO!! Por 10€!
O MAIOR AZAR DA MINHA VIDA!
Foi então, naqueles minutos seguintes de desespero e quase raiva, que me lembrei de uma frase, dita por um mestre dos meus tempos de artes marciais:
“SORTE, É QUANDO SE DÁ O FELIZ CRUZAMENTO ENTRE A OPORTUNIDADE E A PREPARAÇÃO”
A sorte cruzou-se comigo. Mas eu não estava preparado.Finalmente, a frase do meu Mestre de Artes Marciais fez sentido, tantos anos depois, aplicada a algo que não o desporto de competição.
Aliás, se pensarmos, faz sentido em TUDO na nossa vida! Também faz sentido no Marketing.
Podemos ter a sorte de termos excelentes oportunidades de negócio. Visitas no nosso site por parte de pessoas que estão mesmo à procura “daquilo”. Um email ao sábado quando decidimos que só trabalhamos aos dias de semana. Uma chamada não atendida. Um comentário num post na nossa página de Facebook, que se iria converter numa fantástica venda. Um site que recebeu a visita de um potencial comprador e nem “lhe pediu o seu email” e ele acabou por comprar no site seguinte.
Podemos cruzar-nos com as oportunidades todos os dias. Mas se não estivermos preparados, não vendemos. Afinal de contas, sorte e azar são conceitos de casino. Não de Marketing.
E no fim, segui com o meu carro com os seus nobres e honrados 20 anos, mas saí muitíssimo mais rico daquela área de serviço. Ciente da importância da “PREPARAÇÃO” e que, na verdade, nas vendas não existem “azares”.
Fica a pergunta: Está PREPARADO(A) para as oportunidades que todos os dias se cruzam consigo no online?
Até já…
Dan
Partilhe esta dica! Vão agradecer-lhe!
Gostou destas dicas? Subscreva a newsletter para receber as próximas! Ah e não se esqueça de deixar o seu comentário no fim deste artigo!