Como editar vídeos para redes sociais de forma simples?
Dan Monteiro
Digital Marketing Specialist
Aqui estou eu novamente, desta vez para revelar aquele que tem sido um dos meus maiores segredos profissionais desde 2018!
Enquanto formador na área de produção de conteúdos para redes sociais, dou um enorme foco à area dos vídeos. Não só porque são o tipo de conteúdo mais eficaz em termos de captação de atenção e conversão (vendas), como também por serem os mais divertidos de executar!
A verdade é que existem diversas formas grátis de produzir e editar vídeos. Mas em 2018 comecei a utilizar uma ferramenta que me poupou muitas horas de trabalho e me possibilitou ser mais criativo, mais rápido e mais eficiente na produção de conteúdos (para mim, para os meus clientes e para os meus formandos).
Este vídeo, por exemplo, foi feito nessa ferramenta em pouco mais de uma hora. Aliás, para dizer a verdade, demorei bem mais a preparar este artigo, que a editar o vídeo! Ora veja:
Este vídeo foi feito para promover um ex curso que ministrei, o “Quero Ser Youtuber”. No entanto, não era viável contratar profissionais de captação de vídeo, nem sequer tempo para toda a planificação. Todas as peças de video aqui presentes, foram escolhidas numa fantástica “piscina” de conteúdos licenciados do software em que mais utilizo.
Qual é afinal o segredo, perguntam vocês! Pois bem. Já que foi por isso que aqui vieram, é justo que eu revele!
Este Editor de Vídeo tem várias vantagens:
É extremamente intuitivo
Não requer instalação (corre nos servidores do próprio software)
Pode ser utilizado em qualquer lado, desde que exista uma ligação à internet
Não é necessário ter um computador potente, pois todo o processamento é feito “do lado de lá”
Mais de 1 milhão de vídeos, musicas, efeitos sonoros e fotos licenciadas para utilização comercial
Não interessa o nível de experiência em edição de vídeos. Mesmo que não tenha qualquer prática, irá muito rapidamente conseguir começar a editar e produzir conteúdos! Claro que não é uma poderosa ferramenta de edição. No entanto, essas ferramentas custam largas centenas de euros e requerem anos de aprendizagem. Já para não falar dos diversos bancos de vídeos, imagens e músicas que teríamos de licenciar à parte.
Aqui estamos a falar de algo simples o suficiente para que qualquer pessoa consiga utilizar sem ter de investir anos a aprender.
Eu trabalho há muitos anos com softwares como FinalCut, Premiere e AfterEffects. Para coisas mais simples, o iMovie é mais que suficiente. Ou era! Desde que utilizo o este software online alterei por completo o meu processo de trabalho.
Não só pela forma simples de utilizar mas também pela quantidade de recursos com licença de utilização que a ferramenta me disponibiliza. Vídeos, musicas, efeitos sonoros, fotografias, etc.
Isto porque este software pode integrar um gigantesco banco de recursos directamente a partir da aplicação! O que me poupa muitas (mas mesmo muitas!) horas de trabalho e muito mas mesmo muito dinheiro. E além disso, permite-me escolher logo ao inicio se pretendo um vídeo quadrado (os que mais utilizo para as redes sociais) ou no tradicional 16:9.
Quando falo em “poupar muitas horas de trabalho” falo também no aumento da eficácia do processo criativo.
O que quero dizer com isso? Vamos a um exemplo prático.
Imaginando que pretendo fazer uma promo de 10 segundos para uma imobiliária e pretendo começar o vídeo com pessoas felizes. Começo então por procurar estes recursos na própria aplicação (poupando-me assim o trabalho de os capturar e também de não correr o risco de utilizar conteúdos protegidos por direitos de autor). Em poucos minutos, fingi ser um agente imobiliário e produzi este vídeo:
Claro que, com um pouco mais de tempo, faremos bem melhor. No entanto, apenas para efeito de demonstração/formação, creio que dá para ter uma ideia!
Todos os efeitos já estão disponíveis no softtware, só tive de alterar os textos. A música e os vídeos também estão no software, só tive de utilizar os termos de pesquisa mais adequados. Fez-se magia!
Pergunto: Quanto me custaria um bom computador para processar este vídeo? Quantos anos de experiência necessitaria para editar este vídeo “à moda antiga”? Quanto me custaria licenciar a música? E quanto me custaria contratar um profissional de captação de vídeo para filmar imagens de raiz? Acreditem: MUITO!
E paga-se?
Se quisermos!
Este é um tema com o qual me debato imenso durante as minhas formações. No workshop “Conteúdos Like a Boss” por exemplo, abordamos várias apps e serviços grátis, que nos permitem fazer conteúdos fantásticos.
Mas aqui entra também a matemática da nossa produtividade, criatividade e rentabilidade. Há o estigma que tudo o que está “online” tem de ser grátis. Na verdade, a grande maioria até é.
Mas outra verdade que é urgente desmistificar é que o custo/benefício de um determinado produto ou serviço pode ser absolutamente compensatório. Uma pequena fração do que nos custaria, se optássemos por outras soluções ou se gastássemos horas e horas à volta de alternativas grátis que nos consomem muito tempo. Quanto custa o nosso tempo? Não tem preço!
Este software é um desses casos. Tem opção de utilização grátis. No entanto, por um valor muito baixo (para o partido que tiramos) é possível rentabilizar ainda mais esta plataforma.
Vamos fazer uma pequena reflexão:
Se eu optar por subscrever a mensalidade “Professional” que me custa cerca de 13€ mensais, tenho acesso a mais de 1 milhão de vídeos de stock, licenciados e em alta definição. Não preciso de ter um computador topo de gama. Tenho templates excelentes que me poupam centenas de horas por ano. Quanto me custaria tudo isto? Será que em vez de fazer um vídeo por ano, não é um excelente negócio fazer, com o mesmo eventual orçamento, 1 vídeo por dia?
Não me aborreci, não andei à navegar entre aplicações grátis para fazer funções diferentes. Tenho suporte técnico. Tenho um resultado final de excelência e não consumi o recurso mais precioso de todos: O meu tempo.
O plano mais básico deste software custa cerca de 4,50€, no entanto, não me dá acesso a ao stock de vídeos, musicas, fotos, templates, etc. No entanto, para alguns casos, é mais do que suficiente.
Ah é verdade! Já para não falar que com qualquer subscrição tem direito a uma App Android ou iOS, para que lhe seja possível editar os vídeos seja onde for. Pode até começar no smartphone e acabar no computador, sem ter de passar um único ficheiro de um lado para o outro. Funciona tudo na cloud!
Considero este um fantástico investimento e absolutamente essencial para quem faz marketing digital!
O melhor mesmo é experimentar! Pode subscrever um trial e “brincar” com o software! Comece aqui!
Volto em breve com mais dicas! Até já!
Ah…mais uma coisa! Em breve vou lançar um curso online exclusivamente dedicado a este software! Vai chamar-se “Vídeos Like a Boss”!
Até já…
Dan
Gostou destas dicas? Subscreva a newsletter para receber as próximas! Ah e não se esqueça de deixar o seu comentário no fim deste artigo!