Bancos de imagens GRÁTIS para a sua vida digital!
Dan Monteiro
Digital Marketing Specialist
Uma imagem vale por mil palavras!
OK, concordo. Que cliché mais antigo, não é? Mas continua bem válido. Nos dias que correm, criadores de conteúdos dos mais variados quadrantes e especialidades, têm à sua disposição uma vasta panóplia de “locais” onde obter imagens grátis, com imensa qualidade.
Mas atenção: Grátis não é sinónimo de legal. Não é pelo facto de aparecer no “google images” que nos dá o direito de utilizar uma imagem.
Vamos deixar, desde já, algo bem claro e esclarecido: Eu também fui “vítima” da democratização da fotografia. E tenho por este post uma relação de amor/ódio. Sou um apaixonado por fotografia. Já fotografei a nível profissional. Hoje, raros são os fotógrafos que se podem dar ao luxo de continuar com esta profissão. O mercado mudou. Mudou muito.
Arte é arte. E sempre que um determinado projecto tenha orçamento para tal, devemos contratar os serviços de um profissional. Esta é a minha convicção.
Mas acontece que também sou profissional de marketing/multimedia. O que me faz necessitar de tirar partido do resultado desta “evolução” do mercado. Os bancos de imagens grátis!
Para os mais diversos objectivos (sempre tendo em conta o tipo de licença específico de cada imagem) é possível usufruir de fotografias de elevada qualidade e de forma muito rápida, complementar um projecto com o brio que ele merece.

Calma! Eu sei, está à beira de um ataque de nervos com tanta conversa!
O que quer mesmo é saber quais são os melhores bancos de imagens grátis não é?
Tudo bem. É justo. Afinal, foi para isso que abriu o artigo!
Aqui vai uma pequena lista dos que mais utilizo:
FREEPIK
O Freepik é, talvez, a melhor alternativa possível quando queremos combinar imagens 100% gratuitas, e um modelo de subscrição absolutamente imbatível. Isto porque, a versão premium custa apenas 9,99€ mensais (sem período mínimo) e com direito a 100 downloads por dia. Sim, leu bem. 100! Isto quer dizer que, em 30 dias poderá descarregar, de forma totalmente legal, 3.000 imagens (ou elementos gráficos) do Freepik. Se me disser que é caro, então, sugira-me por favor uma alternativa mais barata (sem ser a versão grátis claro!)
UNSPLASH
O Unsplash é um caso muito polémico e controverso. Explico já! Primeiro, quero dizer que é 100% gratuito e que tem um banco de imagens fenomenal.
Porque motivo é polémico? Porque é um paradigma quase. O Unsplash tem um acervo gigante de belíssimas fotografias, a esmagadora maioria, disponibilizada por fotógrafos profissionais. Ora, são justamente os fotógrafos que mais criticam este serviço, pois pode anular a contratação de um profissional.
Pessoalmente faço uma analogia com o iTunes. Este serviço foi criticado por toda a indústria da música. No entanto, abriu portas, de forma legal, a um novo mercado.
O mesmo acontece com o Unsplash. Uma nova forma de fotógrafos divulgarem o seu trabalho numa indústria (fotográfica) onde, na minha opinião, não é a arte que está obsoleta, mas sim o seu modelo de negócio.
Nós por cá, vamos agradecendo este projecto pois é, de enormíssima qualidade.
PEXELS
O Pexels é o meu terceiro banco de imagens mais utilizado. Tem também bastante qualidade (e já foi a minha primeira escolha).
Porque motivo passou agora para o terceiro lugar do pódio? Primeiro, porque pago a subscrição mensal do Freepik e vale cada cêntimo. Depois, porque quando quero imagens menos “stock”, recorro ao brilhante Unsplash.
Continuo a utilizar, no entanto, quando estou à procura de vídeos! E aqui, o Pexels faz a diferença em relação às duas primeiras alternativas.
Todos estes serviços são gratuitos (ou quase!). No entanto, é muito importante que dê atenção aos termos e condições dos mesmos. Existem sites que solicitam que sejam atribuídos os respectivos créditos e outros que não. O Pexels, por exemplo, faz essa exigência. Já o Unsplash, é claro a firmar algo como “seria porreiro da sua parte se colocasse os créditos do autor, mas se não colocar, está tudo bem na mesma!”
Até já…
Dan
Gostou destas dicas? Subscreva a newsletter para receber as próximas! Ah e não se esqueça de deixar o seu comentário no fim deste artigo!